quarta-feira, 24 de março de 2010

PESSOAS RELIGIOSAS...

Existem pessoas que decidem ser religiosas em algum momento da vida... Normalmente, são levadas pela dor...
Aquelas que nascem em lares, onde a religião é professada e praticada por toda a vida, costumam entender o verdadeiro sentido da palavra religião e praticar amplamente a caridade de todas as formas, todo o tempo, com todas as pessoas.
Já vi muitas pessoas em desequilíbrio usarem a religião como "muleta" e, outras, em sofrimento, como "bóia de salvação". Acho mesmo que são duas funções da religião traduzidas em uma só palavra: consolação! É a religião conforta, consola, ampara, anima, revitaliza... A fé ampliada é uma força e tanto para seguir em frente na vida! Contudo, acredito que a religião é mais do que isso! Muito mais! Antes de tudo, é um encontro com Deus e com o próximo!!!
É a decisão de se fazer digno do amor de Deus por nós e de amar o próximo como Deus nos ama! Pelo menos, tentar, seriamente, com responsabilidade, agir desta forma. Algo que não é fácil, visto nossa animalidade, ignorância e fraquezas, diante de tantas situações!
Além disso, acho que a religião deve nos tornar pessoas melhores, mais interessadas em amar o próximo, com as diferenças, peculiaridades, divergências e o lado sombrio que todos temos.
Entre todas as passagens do Evangelho, acho que a da Indulgência é a mais difícil de ser vivenciada. Falo isso, por experiência própria, quando fui incubida de interpretar esta parábola do Evangelho, achei-a muito complicada e tentei vivenciá-la por uma semana, intervalo de tempo entre o sorteio da palavra e o dia da preleção. Foi um exercício que exigiu muito de mim! Paciência, tolerância, compreensão, bndade, humildade, reconhecimento, caridade, sacrifício, amabilidade, gentileza, despir-me do orgulho e da soberba, respeitar as diferenças, aceitar os fatos e pessoas como são e não como gostaria que fosssem, evitar os julgamentos e muita, muita piedade!!! Esta experiência foi transformadora em minha vida! Nunca mais fui a mesma! Continuo errando e procurando me melhorar e ajudar as pessoas. Nem sempre consigo! Falho! Erro! Mas, sei que para se saber amar e para se ser uma pessoa religiosa é preciso, antes de tudo, ser indulgente! Esta lição eu aprendi!!!
Gostaria de que todos que se prestam as ser pessoas religiosas começassem por aí.. Acho que assim, tornaria tudo mais fácil e possível...
Ir aos ]templos, cumprir os rituais, colaborar nos trabalhos e com o pagamento das despesas, fazer doações, vestir ou não roupas apropriadas, fazer orações, cantar músicas, adotar os dogmas da fé que se abraçou, são apenas partes do que é ser religioso!
Ao meu ver, para ser uma pessoa religiosa há de se ter religiosidade antes de tudo!
Não se pode segregar, discriminar, julgar, apartar e, principalmente, ter a pretensão que só a sua religião é a melhor, a mais verdadeira, a mais correta e a única capaz de conduzir à Deus!!! Muito menos, achar que porque você a escolheu isto o transtormou em alguém melhor do que o outro! O outro é um "eu", como o "eu" que se é, sendo assim merece o mesmo respeito que dispensamos à nós mesmos, aos líderes  da nossa religião e à Deus!!!

Por isso, acho que antes de sermos católicos, evangélicos, budistas, espíritas, espiritualistas, ubandistas, candoblecistas ... ecumêncios, até, devemos ter religiosidade ao invés de sermos só pessoas religiosas, e praticar antes de tudo, o maior mandamento: AMAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
ga.js